segunda-feira, 26 de novembro de 2018

O que se encaixa como um dependente no Imposto de Renda?

O imposto de rena é uma declaração de tributos que deve ser realizada anualmente pelos contribuintes. Quando se realiza a declaração do recurso, é necessário deduzir alguns valores e gastos do imposto, como por exemplo, despesas médicas, despesas com a educação e dependentes.

O que acaba confundindo muita gente é a definição de um dependente. Afinal, o que encaixa as pessoas nesta categoria? Para esclarecer a dúvida, continue lendo:

O que é o imposto de renda?

Anualmente, os contribuintes da Receita Federal precisam cumprir com o imposto de renda, um valor muito importante. Deve-se declarar os bens e ganhos com venda, aluguel, entre outros e também realizar as deduções do valor total.

Quem acha que o IR e destinado só a pessoa física, deve saber que existe uma categoria voltada só para as empresas, denominada IRPJ, Imposto de Renda para Pessoa Jurídica.

De acordo com as regras para pessoa física, deve declarar o IR as pessoas que atingirem determinados lucros e possuírem bens no valor estimado. Estes valores podem mudar de um ano para outro, por isso, para saber se você precisa realizar a declaração, confira o imposto de renda 2019

Não cumprir com o imposto ou omitir valores e tributos, pode fazer com que você caia na malha fina. Então para não acabar sendo prejudicado, é importante fazer a simulação do imposto de renda. Para simular o IR clique aqui.


O que é a dedução do imposto de renda?

dedução Imposto de Renda representa os gastos que podem ser abatidos do valor total do imposto de renda. Este valor é a soma das despesas totais do contribuinte durante o ano, que pode ser calculado diminuindo o imposto.

Após o cálculo das deduções pelos gastos e despesas da pessoa ou empresa que declarou o IR é realizado, pode ser que tenha sido pago um valor superior ou inferior ao estimado. Quando isso acontece é paga ou cobrada a restituição do imposto de renda.


O que classifica um dependente no imposto de renda?

Mas afinal, o quem pode ser classificado como dependente? Nem todas as pessoas podem ficar nesta categoria. Pode-se declarar dependência para as seguintes situações:
  • Filho ou enteado menor de 21 anos;
  •  Filho ou enteado, de qualquer idade, na condição de incapacidade física ou mental para trabalhar;
  • Filho ou enteado na condição de estudante do ensino superior ou técnico de até 34 anos de idade;
  • Irmão, neto ou bisneto de até 21 anos ou que é incapaz de trabalhar, de quem você obtiver guarda judicial;
  • Pessoa incapacitada, de qualquer idade, pela qual você seja responsável legalmente;
  • Conjugue;
  • Companheiro com quem você tenha um filho;
  • Companheiro com quem você vive há mais de cinco anos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário