segunda-feira, 19 de novembro de 2018

Como funciona o pagamento do décimo terceiro de aposentados?

A aposentadoria é um dos direitos mais importantes do trabalhador brasileiro, assim como o pagamento do décimo terceiro salário. Ambos os benefícios precisam ser devidamente entendidos, a fim de que você não perca o seu direito. Quer saber como funciona o pagamento do décimo para os aposentados? Confira o texto a seguir e saiba de tudo!

O que é a aposentadoria?

A aposentadoria é um benefício que fica disponível para o trabalhador em alumas situações. Este recurso é dividido em diversas modalidades, como por exemplo, a aposentadoria por tempo de contribuição dispondo de idade mínima de 65 anos para homens, 60 anos para mulheres e 180 contribuições junto ao INSS.

O pagamento de cada benefício é liberado pelo INSS, e quem tem direito a elas deve ficar atento ao calendário do benefício para não perder o saque de nenhum recurso.

O que é o décimo terceiro?

O décimo terceiro funciona como uma bonificação de antal, paga entre os meses de dezembro e novembro para o trabalhadores brasileiros. O que nem todo mundo sabe é que os aposentados também podem receber este valor tão importante n data prevista.

Mas é importante lembrar que os aposentados irão receber a primeira parcela do décimo terceiro salário junto com o valor da aposentadoria no mês de agosto. Por isso, quem tem direito ao recurso, deve estar atento e emitir o extrato INSS, afim de checar a liberação do saque.

Como funciona o pagamento do décimo para os aposentados?

A antecipação do décimo para aposentados é uma medida importante, mas ainda não é lei. Vale lembrar que o benefício é pago em duas parcelas, com a primeira ocorrendo entre agosto e setembro. Enquanto a segunda é realizada entre setembro e novembro.

O valor varia de acordo com quanto cada aposentado recebe, e o pagamento do recurso também. Por isso, é importante estar de olho no calendário INSS 2019para saber quando o saque irá ficar disponível para você. O contribuinte deverá declarar o valor somente da segunda parcela do décimo terceiro.

Como mencionado, o pagamento ocorrerá junto com o valor base da aposentadoria e por isso, o beneficiado deve ficar atento ao calculo do décimo terceiro e emitir o extrato do benefício. A formula para calcular o décimo é a seguinte: valor do salário ÷ 12 x (nº de meses trabalhados).

Em caso de maiores dúvidas, você deve entrar em contato com o órgão responsável através do telefone ou se dirigir até uma agência responsável.

Nenhum comentário:

Postar um comentário